Londres é uma das cidades mais icônicas e amadas do mundo, com uma mistura diversificada de estilos arquitetônicos que abrangem os séculos. Todos os anos, 20 milhões de turistas lotam a cidade em busca de marcos emblemáticos como o Big Ben, o Palácio de Westminster, a London Eye e a Trafalgar Square.
Mas Londres poderia ter sido muito diferente. Através do tempo, uma série de projetos ambiciosos, loucos e revolucionários foram elaborados em torno da cidade, apenas para serem consignados a uma história não construída. Para demonstrar isso, a Barratt Homes desenterrou “alguns dos projetos de construção mais ambiciosos da capital e que nunca viram a luz do dia”.
Nós republicamos as imagens e descrições abreviadas do Barratt Homes abaixo. Não deixe de visitar o site oficial aqui para uma leitura mais aprofundada.
Monotrilho Central de Londres
Barratt Homes: No final da década de 1960, o uso de ônibus dentro da cidade estava em declínio, com os moradores de Londres preferindo se locomover via veículos pessoais, causando congestionamento [...] o plano era se livrar deles, com o Monotrilho Central de Londres assumindo o transporte público.
Aeroporto da Cidade de Westminster
Barratt Homes: Em 1934, foram elaborados planos para um aeroporto acima do rio Tâmisa para fornecer a Londres um novo centro de transportes no coração da capital - ideal para viagens de negócios nacionais e internacionais. Como o desenho do Popular Science Monthly (1934) ilustra, este aeroporto teria ficado situado ao lado do Parlamento, entre a Ponte de Westminster e a, relativamente nova, Ponte de Lambeth.
Pirâmide da Trafalgar Square
Barratt Homes: Aproximadamente duzentos anos atrás foram implementados planos para construir uma pirâmide de 90 metros no centro de Londres para comemorar as vitórias da Batalha de Trafalgar e da Batalha do Nilo. As plantas do monumento revelam que a edificação seria mais alta que a Catedral de São Paulo, com 22 degraus pagando tributo a cada ano das duas guerras anglo-francesas.
Hotel Carlton
Barratt Homes: O Carlton Hotel foi um estabelecimento de luxo à frente de seus concorrentes - o mais notável deles é o mundialmente famoso Savoy Hotel. Infelizmente, os danos graves causados pelos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial fizeram com que o Hotel Carlton ficasse fechado para os hóspedes. O hotel foi finalmente demolido em 1957, após liquidação voluntária.
O Arranha-Céu Vitoriano
Barratt Homes: Em 1851, no meio de um boom industrial, a Inglaterra sediou a Grande Exposição no Hyde Park para mostrar mais de 100.000 criações revolucionárias e contemporâneas aos seus parceiros comerciais de todo o mundo. Todas alojadas em uma enorme estrutura temporária feita de vidro e ferro, edifício conhecido como Palácio de Cristal […] No entanto, antes do Palácio de Cristal ser transferido para Sydenham, uma proposta alternativa foi apresentada sobre o que fazer com a enorme quantidade de vidro e ferro. Charles Burton projetou um arranha-céu de 300 metros não muito diferente dos modernos arranha-céus que vemos hoje.
Via: Barratt Homes